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8 dicas para garantir o crescimento financeiro da transportadora

O crescimento financeiro da transportadora pode ser alcançado com algumas pequenas mudanças.

Transformar hábitos e aplicar inovações são medidas válidas em qualquer empresa, mas é importante observar se fazem sentido no setor de transporte.

De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, divulgada em junho de 2018, 56% das transportadoras tem alto risco de ficar inadimplente até o próximo ano.

Das empresas de transporte de cargas que têm probabilidade de calote, 33,9% estão inadimplentes, em falência ou passando por algum processo de recuperação judicial ou extrajudicial.

Estes são números alarmantes e, com certeza, você não deseja que sua empresa esteja entre as estatísticas.

O gestor precisa enfrentar diversos pormenores de administrar uma transportadora, como controlar as finanças e tomar decisões para conquistar o crescimento financeiro.

Assim, mostraremos as melhores práticas para garantir o crescimento financeiro da sua transportadora:

1 – PLANEJE O CRESCIMENTO FINANCEIRO

O primeiro passo a tomar é ter um planejamento financeiro bem detalhado. Além disso, sempre revise o plano para verificar se algo está fora de ordem ou causará algum problema.

Assim, você poderá aplicar qualquer ajuste necessário para evitar que ocorram imprevistos que causem gastos inesperados.

2 – ATUALIZE SEMPRE O FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é um aliado para manter a saúde financeira de qualquer empresa, pois facilita a visualização de qualquer contratempo.

Com uma visão ampla, você também pode evitar perdas de investimentos, negociar com os fornecedores ou antecipar inadimplências, entre outros.

Dessa forma, a transportadora não precisará lidar com saldo de caixa negativo, principalmente quando precisar de algum veículo.

 3 – ESCOLHA UM BOM SISTEMA DE GESTÃO

A área financeira precisa utilizar um sistema de gestão para organizar e automatizar o controle de todas as movimentações financeiras. Além disso, esse tipo de solução facilita a geração de relatórios necessários para analisar os dados da empresa.

Optar por uma solução para o setor financeiro, como o Praxio Globus, é uma excelente forma de garantir o crescimento financeiro de sua transportadora.

4 – FIQUE ATENTO AOS LIMITES DE CRÉDITO

Se a transportadora tiver algum tipo de financiamento ou utilizar cartões de crédito, o uso dos limites devem ser evitados. Para equilibrar o fluxo de caixa, o uso dos limites de crédito é a pior opção. O controle dos custos é conquistado evitando o pagamento de juros.

Dessa forma, é possível que a empresa possa planejar investimentos em alguns setores que precisam de maior atenção para desenvolver a transportadora.

5 – ESCOLHA O REGIME TRIBUTÁRIO MAIS ADEQUADO

Não deixe de buscar o apoio da contabilidade, seja interna ou externa, para saber qual o regime tributário mais adequado. A empresa pode escolher entre algumas opções.

SIMPLES NACIONAL

Indicado para microempresas ou empresa com pequeno porte. Contudo, é necessário atender a alguns requisitos:

  • Microempresas – faturamento igual ou inferior a R$ 360 mil;

  • Empresas de pequeno porte – faturamento superior a R$ 360 mil e inferior a R$ 4,8 milhões.

Resumidamente, a empresa que escolhe este regime tributário recolhe diversos tributos por meio de um único recolhimento e com alíquota diferenciada.

A facilidade do pagamento destes impostos é um grande incentivo para as empresas crescerem e se tornarem cada vez mais competitivas!

LUCRO REAL

Este regime costuma ser utilizado por empregas de grande porte e multinacionais e a tributação é calculada de acordo com o lucro líquido obtido no decorrer do ano.

Empresas que tenham faturamento superior a R$ 78 milhões ou empreendimentos que atuem no setor financeiro e tenham rendimentos e lucros no exterior precisam aderir ao Lucro Real.

Como a tributação é calculada conforme o lucro, esse regime é complexo e traz muitas obrigações aos gestores.

Assim, um controle eficiente é obrigatório, pois fraudes e erros podem surgir quando a gestão financeira é displicente.

A tributação nesse caso fica em torno de 34% do lucro que a empresa obter. Contudo, caso a transportadora feche o ano com prejuízo, não será tributado. O prejuízo se tornará um crédito que será compensado nos exercícios seguintes.

LUCRO PRESUMIDO

A tributação é calculada de acordo com o lucro presumido que varia de acordo com a sua atividade, o que pode variar entre 1,6% e 32% da receita.

As empresas que com faturamento anual igual ou inferior a R$ 78 milhões podem aderir ao Lucro Presumível. As alíquotas são as mesmas do regime de Lucro Real.

Assim, é interessante saber como é calculado o lucro presumido de algumas empresas:

  • Comércio e Indústria – 12% para CSLL e 8% do faturamento para IRPJ;

  • Serviços – 32% da receita para IRPJ e CSLL.

Em relação ao Cofins e PIS, essas organizações contribuem com alíquotas de 0,65% e 3%.

Entretanto, as empresas que optam por esse regime fazem suas contribuições de maneira cumulativa e não têm direito a dedução, abatimento ou crédito.

Por isso, é importante avaliar sua lucratividade para saber se o Lucro Presumido é realmente a melhor opção.

O planejamento tributário mantém o crescimento financeiro da transportadora, sua conformidade com o fisco e evita sua descapitalização.

6 – SEPARE AS DESPESAS PESSOAIS DAS EMPRESARIAIS

Para fomentar o crescimento financeiro, o melhor plano é separar as despesas empresariais das pessoais.

Não é aconselhável misturar os custos dos veículos da transportadora com as contas da sua casa. Com certeza você não saberá qual é o lucro da da empresa, pois estará tudo misturado.

Dessa forma, é possível preservar o controle e nível de organização dos gastos e investimentos.

Para controlar a transportadora e manter seu crescimento financeiro, a área financeira deve gerenciar as seguintes questões:

  • Fluxo de Caixa e Regime de Caixa;

  • Demonstrativo de Resultados de Exercício e Regime de Competência;

  • Comprometa apenas o dinheiro que entra;

  • Orçamento Empresarial.

7 – ORGANIZE TODOS OS ARQUIVOS

Os arquivos financeiros precisam ser organizados para serem mais facilmente encontrados. A visão clara da situação da organização é importante para saber onde há gastos e quais setores precisam receber mais atenção e investimentos.

8 – NÃO DEIXE A CONTABILIDADE DE LADO

Na estratégia para crescimento financeiro você precisa incluir uma assessoria contábil ou um departamento de contabilidade na transportadora.

A missão da contabilidade será acompanhar a legislação tributária e trazer as melhores práticas para conduzir a empresa.

Profissionais especializados em contabilidade ajudam a transportadora a economizar em diferentes aspectos. São quem fazem análise de dados, escolhem o regime tributário mais adequado e ajudam a transportadora a se adequar à legislação.

DICAS BÔNUS PARA IMPULSIONAR O CRESCIMENTO FINANCEIRO

Apenas uma boa gestão financeira não bastará para o crescimento financeiro da sua transportadora. Aumentar a contratação dos serviços da empresa trará bons resultados e você consegue isso por meio de uma negociação eficiente.

COMO AUMENTAR AS CONVERSÕES EM 5 PASSOS

O crescimento financeiro é um enorme desafio para uma empresa e aumentar as conversões é uma estratégia imprescindível! São as vendas que mantém a transportadora e trazem o dinheiro para honrar compromissos.

Entretanto, por diversas razões, as vendas podem ficar mais complicadas. Por isso, você pode adotar algumas práticas para reverter esta situação:

1 – FAÇA UM ANÚNCIO EM UM CATÁLOGO DE TRANSPORTADORES

Como a própria denominação já diz, um catálogo de transportadores nada mais é do que a reunião de diversos anúncios de empresas. Você pode considerar como um tipo de “lista telefônica” e é uma ótima forma de melhorar a visibilidade da transportadora.

É uma ótima forma de marcar sua presença online! Veja alguns sites que oferecem esse espaço de divulgação:

  • www.temfrete.com

  • www.transvias.com.br

  • www.telelistas.net/guias/transportadora

  • www.guiabrasileirodetransporte.com

  • www.guiadotransporte.com.br

2 – CONHEÇA O EMBARCADOR

O problema da falta de vendas pode ser por não saber para quem a transportadora tenta vender seus serviços. Antes de qualquer ação de vendas, faça uma análise do mercado e procure dados para formar uma persona (um tipo de público-alvo mais aprofundado) que corresponda aos seus potenciais clientes.

Dessa forma, a equipe comercial saberá quais as abordagens mais indicadas e as conversões aumentarão!

3 – OPTE POR FERRAMENTAS DE COTAÇÃO ONLINE

Para aumentar as cotações da transportadora é importante se afiliar a alguma plataforma de cotação de fretes online.

Dessa forma, é possível conquistar embarcadores (clientes) que preferem uma ferramenta online para encontrar fretes mais interessantes, fechar negociações mais rapidamente e reduzir gastos com marketing, entre outros benefícios. Veja algumas sugestões:

  • www.fretecenter.com.br

  • www.melhorenvio.com.br

  • freterapido.com

  • www.olhaofrete.com.br

  • www.cargobr.com.br

  • www.centraldofrete.com

  • www.multicarreto.com.br

 4 – INSCREVA-SE EM PLATAFORMAS DE CONTRATAÇÃO DE AUTÔNOMOS

Ainda falando de embarcadores que usam ferramentas online, uma oportunidade interessante é apostar em uma plataforma de contratação de autônomos.

O que observamos neste tipo de solução é o inverso da plataforma de fretes, pois é o cliente que cadastra o frete que procura e a plataforma sugere algumas transportadoras. Então, sua transportadora pode estar entre estas ofertas!

Confira as opções:

  • www.uship.com/br

  • www.fretenamao.com.br

  • www.truckpad.com.br

  • www.fretebras.com.br

  • www.tepegonavolta.com.br

  • www.sontracargo.com.br

  • www.smsfretes.com.br

5 – AUMENTE O NETWORKING

Procure formas de expandir o network da transportadora para conquistar mais clientes. O networking deve ser uma prática recorrente para o crescimento financeiro da empresa.

A qualidade das conexões é ainda mais importante e, por isso, é necessário manter a comunicação com os contatos. Além disso, a transportadora deve fazer os seguintes esforços:

  • Participar de eventos e feiras de potenciais clientes;

  • Ofereça informativos, brindes e condições especiais, entre outros;

  • Firme parcerias.

O setor de transporte é competitivo e as empresas precisam tornar seus serviços mais atraentes aos embarcadores. Conquistar novos clientes é vital para o crescimento financeiro e a sobrevivência da transportadora.

6 – INVISTA EM MARKETING DIGITAL

Investir em estratégias de Marketing Digital é uma excelente maneira de alavancar a transportadora. Saia do convencional para conquistar os embarcadores usando alguns recursos:

  • Crie opções para cotação online em tempo real no site da empresa;

  • Faça anúncios segmentados com Facebook Ads ou Google Ads;

  • Use as redes sociais para promover a transportadora compartilhando conteúdos que sejam úteis para os embarcadores;

  • Desenvolva campanhas de e-mail marketing.

7 – OTIMIZE O SITE DA TRANSPORTADORA

O site da transportadora deve ser encontrado com facilidade pelo embarcador quando ele pesquisa no Google. Como fazer isso acontecer? Você deve otimizá-lo com técnicas de SEO (“Search Engine Optimization”, otimização para motores de busca).

O mais recomendável é procurar um especialista no assunto para que ele descubra as palavras-chave mais adequadas ao seu negócio. Além disso, ele fará as adaptações necessárias para o site aparecer em uma melhor posição nas buscas.

A importância deste posicionamento é mostrar ao embarcador que sua transportadora tem credibilidade e está bem rankeada.

8 – DESENVOLVA UM BLOG

Como fazer os embarcadores entenderem que precisam dos serviços da sua transportadora? Entregue informação a eles por meio de um blog!

Os artigos escritos para o blog podem atrair um número de pessoas que querem tirar dúvidas ou conhecer o mercado de transporte, por exemplo. Nessa situação, eles acabam conhecendo sua empresa e podem se tornar clientes.

Você poderá conquistar bons resultados a longo prazo, pois um blog tem visitas constantes e sem que você precise investir muito.

9 – INVISTA EM TECNOLOGIA

O crescimento financeiro depende de uma boa gestão e utilizar um sistema ERP (“Enterprise Resource Planning”, Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é a melhor forma de automatizar os processos e eliminar o retrabalho.

A garantia de um serviço bem prestado é outra vantagem, pois o cliente enxergará a qualidade da transportadora e voltará a firmar contratos de transporte sempre que precisar, além de recomendar a outros embarcadores.

Por isso, você pode investir em um ERP completo que faça a gestão total e integre todas as áreas da empresa, como Praxio Globus.

Controle o setor financeiro e fiscal, o RH e a gestão de pessoal e a operação com foco em alta performance.

Algumas medidas simples e recursos práticos fazem toda a diferença e promovem a imagem da organização. Os negócios podem ser ampliados com o investimento no departamento certo e com a redução de custos. Algumas vezes não faz sentido dar muita atenção para determinados processos no momento atual da empresa ou na compra de materiais que seriam usados posteriormente.

Agora que você sabe como promover o crescimento financeiro da sua transportadora, entre em contato com os especialistas da Praxio e saiba como gerenciar o aumento dos lucros que sua empresa conquistará!

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